Odilon Machado com Eduardo Santos, diretor de criação da Átomo Comunicação |
Campanhas em TV, rádio e impresso criadas pela Átomo vão
apresentar aos brasileiros a marca malaia, que fatura mais de US$ 100 bi no
mundo e já tem a 6ª posição no mercado de óleos lubrificantes no Brasil.
A Petronas é a mais nova conta da Átomo Comunicação. Com
investimento de R$ 300 milhões no Brasil, a marca malaia anuncia sua primeira
campanha de comunicação no país, totalmente integrada, que começou a ser
veiculada no último dia 09 de junho, em rede nacional.
“A Petronas tem planos
ambiciosos aqui, quer disputar com as grandes empresas do setor, que juntas já
detém 78% da venda de óleos e fluídos no país. Para isso buscamos um entendimento
profundo do negócio e planejamos uma comunicação estratégica, aprovada na
Malásia, para apresentar oficialmente a Petronas ao público brasileiro.”,
afirma o publicitário e presidente da Átomo, Odilon Machado.
A campanha traz como mote a presença da marca em todos os
continentes, sua história de mais de 100 anos e sua atividade no Brasil.
"A comunicação será feita em duas etapas. No institucional, irá atribuir
valores da evolução humana e aponta o trabalho da Petronas para que 'a vida
possa fluir melhor' e trás a magnitude da marca como presente no mundo, no
Brasil e na vida das pessoas. Na segunda fase, a campanha ganhará um grande
reforço em mídia impressa, com a apresentação dos produtos e sua utilização,
onde o lubrificante, fluido, adota a 'forma' do seu uso: na indústria, no
agronegócio, nos carros, motos etc.", informa Luiz Sabatino, Diretor de
Estratégia e Marketing – América Latina.
Antes mesmo de tudo ir ao ar, a Átomo entregou, ainda, um
plano anual de feiras e eventos, o
enxoval de equipe de vendas, bem como teasers para clientes, parceiros e
colaboradores da Petronas, que foram criados antecipadamente, chegando ao auge
de todos verem a campanha antes de entrar na grande mídia. “Ganhamos a
concorrência por estes diferencias, de pensar todos os canais de contatos da
marca", antecipa Machado. “As marcas estão apostando no atendimento 360º.
Uma pesquisa publicada recentemente pelo Grupo Consultores já demonstrava essa
oportunidade para as agências, diante dos anseios dos anunciantes: criar
impacto para atividades que envolvem os diversos canais on e offline, o que
gera sinergia, qualidade de entrega e agilidade em uma única fonte. E é
apostando nessa estratégia que prevemos um crescimento de 30% ainda neste ano”,
revela Machado.
Nessa modalidade, a Átomo atende atualmente outras grandes
anunciantes, como Lopes e sua bandeiras Pronto!, CrediPronto! e HabitCasa; Fast Shop; Cromex Química; Di Gaspi e Madame
Valentine. Este é um caminho sem volta para a agência, que já nasceu com DNA de
cliente, já que Machado foi executivo de marketing “do outro lado do balcão” e
abriu a Átomo para proporcionar o atendimento que sempre desejou como cliente.
“O segredo é o planejamento focado no negócio do cliente. É isso que eles
procuram. A máxima de pensar de forma isolada e dividida já ficou para traz há
muito tempo; o foco deve ser pensar as prioridades das marcas e as ferramentas
à disposição delas. Assim, tanto faz se a ação será colocar a marca na Fórmula
1 da Globo ou apenas a criação de um banner para o auditório de seus colaboradores,
ou tudo junto ao mesmo tempo. O todo é o que realmente se torna importante e
estratégico e é exatamente isso que o mercado busca", afirma Odilon
Machado.
Sobre a Petronas
A Petronas desembarcou no Brasil com a aquisição da FL
Lubrificantes há 6 anos e já conquistou a sexta posição no mercado, com uma
expressiva fatia de 9,4% da venda de lubrificantes e fluídos no país. Com
faturamento global que avançou de US$ 77 bilhões em 2009 para US$ 100 bilhões
em 2012, a Petronas anunciou que pretende investir R$ 300 milhões no Brasil,
desde o aumento da capacidade de sua fábrica na cidade de Contagem (MG), até em
novas estratégias de comunicação e marketing, para a consolidação da marca.
Abreviação de
Petroliam Nasional Berhad, foi considerada pela revista Fortune uma das
500 maiores empresas do mundo, em 65º lugar em faturamento e 12º em
lucratividade. Presente em mais de 80 países, atua em vários ramos da indústria
do petróleo, desde a produção e a exploração até o refino, passando também pela
distribuição. No Brasil, conta com uma unidade produtiva com capacidade de 220
milhões de litros por ano, na cidade de Contagem-MG. Na área esportiva, o patrocínio de equipes,
como Mercedes AMG Petronas, na Fórmula 1, garante visibilidade Global à
marca. E, no país, tem presença ainda na
Stock Car, Moto GP 1000 e Copa Porsche Challenge, reforçando sua participação
nos esportes a motor.
Átomo
Comunicação - Especializada em
marketing integrado - Live Marketing, varejo, mídia e mídia online - a Átomo
nasceu há 11 anos com “olhar de anunciante” e com o objetivo de apresentar
soluções criativas, ágeis e de impacto imediato. Em uma estrutura mega
planejada de 2000 m2 em São Paulo, uma equipe que mescla
executivos que passaram pelo marketing de grandes empresas e pelas melhores
agências é inspirada para criar ações Full Service
para grandes marcas, como Petronas, Lopes, Pronto!,
CrediPronto!, HabitCasa, Fast Shop, Di Gaspi, Madame
Valentine e Cromex Química. Já no atendimento multiferramental, como ações para
PDV, Eventos, Convenções, Endomarketing, Incentivo e outras, a agência
atende Allianz Seguros, Toyota, Topper e FEMSA (Crystal, Coca Cola, Ice Tea,
Del Valle, I9, Mate Leão). Filiada à ABAP, foi fundada por Odilon Machado,
profissional de Marketing que dirigiu marcas como Itautec Philco, Malory e
Moulinex. O Executivo é também Vice-presidente de Desenvolvimento Setorial
da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) no Biênio 2012/13.
Nenhum comentário:
Postar um comentário