Em comemoração ao seu 7º aniversário, Academia Brasileira de Eventos e Turismo faz homenagem ao Prof. Gabriel Mario Rodrigues, Reitor da Universidade Anhembi Morumbi
Prof. Gabriel Rodrigues, Acadêmico Ibrahim Tahtouh e Presidente da Academia, José Wagner Ferreira |
Responsável por instituir o primeiro curso superior oficial de Turismo
no Brasil em 1971, o Prof. Gabriel Mario Rodrigues, fundador e hoje reitor da
Universidade Anhembi Morumbi é também sócio da Rede Brasileira de Educação à
Distância – Universidade Virtual Brasileira e presidente da Associação
Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). “O Prof. Gabriel
foi responsável por ensinar no Brasil, pela primeira vez, o conceito da importância sócio-cultural-econômica
que o Turismo traz para os centros receptivos. Trata-se de uma atividade que
influencia direta e indiretamente em 400 outras atividades industriais e
comerciais e mais de 600 profissões que, à medida que foi amadurecendo, atraiu
investidores na hotelaria, na infraestrutura de transportes, Alimentos e
Bebidas, atrações naturais e temáticas, preservação, conscientização, ecologia,
entre outras áreas.”, afirma o presidente da IT MICE Travel Solutions e
Acadêmico da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Ibrahim Tahtouh, que foi
aluno da primeira turma do curso superior de Turismo dirigida pelo Prof.
Gabriel Rodrigues.
De acordo com Tahtouh, o contexto do
mercado na época da criação do curso já era favorável e promissor. “Com a ruptura que houve em 64,68 etc, o Brasil estava despertando para
descobrir que a Indústria do Turismo tinha tudo a ver conosco, mas era
preciso preparar a infraestrutura e muita mão de obra especializada para
saber diferenciar o que é trabalhar em turismo, servir ao turista, explorar o
turismo e, especialmente deixar claro que trabalhar é diferente de ser turista,
servir é diferente de ser servido - e que era para explorar o Turismo e não o
turista. O conteúdo que o Prof.Gabriel, assessorado por outras cabeças igualmente
privilegiadas, propôs foi o mais completo embasamento para qualquer pessoa
poder criar, instituir, dirigir, orientar cidades, destinos, equipamentos
hoteleiros e de serviços, semelhante ao que acontece hoje na preparação do
Brasil para grandes eventos, como a Copa, Olimpíadas, Expo 2020 etc.”,
enfatiza.
O evento de aniversário da Academia ocorreu no último dia 20
de fevereiro, em São Paulo, e reuniu profissionais
notórios dos segmentos de marketing promocional, turismo de negócios, promoção comercial,
transporte aéreo, hotelaria, entre outros.
Confira as imagens: https://www.dropbox.com/sh/cjdd1shf4sasbna/Ago1lfJRFT
Credito das fotos: Polly Estúdios
Confira as imagens: https://www.dropbox.com/sh/cjdd1shf4sasbna/Ago1lfJRFT
Credito das fotos: Polly Estúdios
Sobre a
Academia Brasileira de Eventos e Turismo
A Academia Brasileira de Eventos e Turismo foi inaugurada em fevereiro
2006 como Academia Brasileira de Eventos. Iniciativa inédita no país, surgiu da
necessidade de nutrir o segmento com pesquisas e dados capazes de prever
conjunturas, amparar crises e nortear ações no que se refere às tendências
mundiais dos segmentos de turismo e eventos e suas reflexões no Brasil. Tem
como objetivo principal trazer, por meio de ações inéditas e programadas, a
integração de esforços para a implementação do setor a nível nacional e
internacional.
Composta atualmente por 35 acadêmicos efetivos e perpétuos, à semelhança
de outras Academias no Brasil e no mundo, tem seu quadro constituído por
profissionais notórios dos segmentos de marketing promocional, turismo de
negócios, promoção comercial, transporte aéreo, hotelaria e outros. Entre
suas principais ações, em 2011 instituiu o Dia do Profissional de Eventos,
comemorado em 30 de abril.
Entre alguns dos nomes que já fazem parte da Academia
Brasileira de Eventos e Turismo, estão Anita Pires (Presidente ABEOC –
Associação Brasileira de Empresas de Eventos), Armando Campos Mello (presidente
da UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras), Carlos Alberto Julio
(Tecnisa), Chieko Aoki (Blue Three Hotels), Eduardo Sanovicz (Associação
Brasileira das Empresas Aéreas e ex-presidente da Embratur), Eraldo Cruz (Secretario
Geral da CNC), Elza Tsumori (Casa Barcelona e Conselho AMPRO – Associação de
Marketing Promocional), Gerard Jean (Presidente Riocentro e Riotur, Secretário
de Turismo do RJ), Guilherme Paulus (CVC), João De Simoni (conferencista,
fundador da AMPRO – Associação de Marketing Promocional), José Wagner Ferreira
(consultor, Ex-VP da TAM e
ex-presidente da Webjet), Milton Zuanazi (SBTUR, ex-ANAC e Ministério do
Turismo), Roland de Bonadona (CEO Accor), Sergio Junqueira Arantes (Diretor da
Eventos Expo Editora, Revista Eventos e Premio Caio) e Sergio Pasqualin (Diretor Expo Center
Norte).
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