Experiências com práticas predatórias ou sustentáveis do
mercado de Live Marketing agora podem ser trocadas de forma sigilosa entre os
players do setor. A AMPRO - Associação de Marketing Promocional acaba de abrir
o canal "Fala Mais", um espaço que pode ser acessado pelo portal da
instituição para contribuir com o desenvolvimento do mercado e ajudar a coibir
práticas consideradas antiéticas, como as concorrências em que são convidadas
mais de quatro agências ou os atrasos nos pagamentos pelos serviços prestados.
"Este é um canal que foi criado a partir de
reuniões com clientes e por sugestão a uma solicitação da Unilever, uma das
maiores empresas tomadoras dos serviços de Live Marketing do país, com o
objetivo de mostrar ao mercado o respeito e a preocupação com o desenvolvimento
das relações éticas", revela o presidente da AMPRO, Kito Mansano.
"Trata-se de uma iniciativa que permite a troca de informações entre
agências, clientes e fornecedores com sigilo absoluto. O objetivo é buscarmos o
amadurecimento do setor em diversos aspectos por meio de novas ações
coordenadas pela AMPRO, com base nas informações fornecidas pelo próprio
mercado", afirma.
O canal também permitirá a valorização de boas práticas,
como os relacionamentos de longo prazo entre agências e clientes. "Em um
universo onde o dia a dia das agências é pautado pelos resultados job a job,
qualquer experiência de mais longo prazo é interessante ser compartilhada, para
que possamos buscar cada vez mais este modelo de relacionamento", comenta
Mansano.
O Fala Mais é uma extensão do conceito "4 or Pay",
criado no início de 2012 pela AMPRO para inibir os modelos de concorrências
consideradas predatórias, com orientação para que os clientes convidem até
quatro participantes para a disputa ou remunerem a participação do grupo, em
caso de um número maior de concorrentes. A iniciativa abriu espaço para que, de
forma sigilosa, as agências denunciassem concorrências fora dos padrões
estabelecidos, permitindo o contato da AMPRO com os respectivos anunciantes. Foram
enviadas cartas de recomendação para mais de 200 empresas contratantes de
serviços de Live Marketing e a AMPRO conquistou os primeiros feedbacks
positivos. "O 4 or Pay pegou de surpresa os clientes, gerando uma
onda de questionamentos. O objetivo de colocar o assunto em pauta foi
alcançado", lembra Kito Mansano.
O novo canal Fala Mais pode ser acessado pelo portal da
AMPRO - http://ampro.com.br/fala-mais
- por profissionais e empresas interessadas, mesmo não associadas à Entidade.
Sobre a AMPRO
A AMPRO - Associação de Marketing Promocional é a maior
entidade que representa o setor de Live Marketing em todo o país. Presidida por
Kito Mansano, com sede em São Paulo, possui mais de 350 empresas associadas,
com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e
norte/nordeste). É a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do
setor de Live Marketing de forma ampla e, para ganhar maior representatividade
em prol das necessidades do setor, iniciou, em 2013, processo de criação de um
sindicato, o SINDILIVE - Sindicato das Empresas de Live Marketing.
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