Encontro reuniu representantes de várias agências, como
Rock, Banco de Eventos, Mood, The Group, Router, APPOE, iUhuu e Truckvan
O novo Comitê de Produção da AMPRO - Associação de Marketing
Promocional teve seu primeiro encontro na sede da Entidade, em São Paulo. Liderado
pelo diretor de produção da Rock Comunicação, André Fetchir, reuniu cerca de 10
representantes de agências com o propósito de consolidar um documento que
pudesse reunir e propor soluções para os embates mais urgentes da categoria,
entre eles a questão da qualificação, fortemente debatida no encontro.
"Em grande parte das vezes, a contratação do produtor
não leva em conta apenas um currículo apresentado, mas especialmente uma
indicação quente dentro da própria agência. E não é incomum percebermos que nem
sempre a pessoa está devidamente qualificada para a atividade que vai
desempenhar. O mercado também apresenta diversas formas de oficializar essa
contratação, além de cachês com valores extremamente discrepantes. Precisamos
criar um método de qualificação que possa ser reconhecido, para melhorarmos o
mercado e valorizarmos devidamente a profissão", afirmou André Fetchir.
A ideia teve o apoio de Márcio Esber, do Banco de Eventos.
"A produção ainda é uma das áreas entre as mais sem processos. A
qualificação é importante para dar um norte", comentou. Na opinião de
Higor Reis, da Mood, a falta de qualificação dos produtores pode ser culpa das
próprias agências. "Quantas vezes treinamos as pessoas contratadas? O
principal erro é nosso", enfatizou.
Para Kaco Lopes, da APPOE, antes da proposição de qualquer
metodologia de qualificação, é importante criar métricas de avaliação. "O
que falta, pra que a contratação aconteça, é um formulário de avaliação, que
pode ser baseado em diversos cenários, macrovisões. Essa pode ser uma solução
para o desafio das 'contratações pelo critério emocional'".
André Fetchir, enfatizou a falta de conhecimento do próprio
mercado sobre as reais atividades dos profissionais de produção. "Nem nos
cursos específicos há qualquer ênfase sobre o trabalho da produção, é a única
área das agências que fica descoberta nos conteúdos". Diogo Rios, da
iUhuu, considerou ainda a importância dessa informação para toda a cadeia.
"O cliente também precisa saber o que é a produção pra valorizar os custos
da minha planilha". Opinião compartilhada por Esber. "Podemos criar
um documento que possa trafegar dentro das agências e ser estendido ao
cliente", sugeriu.
De acordo com Kaco Lopes, a ausência de diretrizes básicas
dentro de cada um dos segmentos da produção é o que impede de estabelecer
critérios para contratar, pagar ou explicar a importância de determinadas
atividades para o cliente. "Assim como na medicina, existem
especializações dentro da produção e eventos, precisamos entender quais são as
espinhas dorsais dentro de cada uma desses especializações pra definirmos um
parâmetro", defendeu.
Na opinião de Lia Braga, da Truckvan, o processo de
qualificação poderá reduzir também a base de risco, já que todo evento lida com
muitas vidas. "Embora a verba seja do cliente, é a agência responsável
pela entrega do evento e é diretamente responsabilizada na ocorrência de
qualquer problema", lembrou ainda Marcio Esber.
Os participantes definiram a preparação de uma planilha
inicial com propostas de descrições e nomenclaturas para cada atividade dentro
da Produção, que será avaliada e validada no próximo encontro do Comitê, além
da produção de um Guia de Segurança em Eventos. As reuniões do Comitê de
Produção deverão ser mensais, presididas por André Fetchir, com Higor Reis como
Diretor Adjunto.
O Comitê de Produção foi criado oficialmente durante o mês
de outubro, depois que cerca de 60 representantes da área se reuniram na AMPRO
com a proposta de discutirem desafios e necessidades comuns da categoria. Além
das 10 agências representadas, a primeira reunião oficial do grupo contou ainda
com a participação de Eduardo Salicini, do Grupo DGT, representando o Comitê de
Planejamento Logístico da AMPRO."Entendemos que é importante que os
integrantes do Comitê de Produção acompanhem também as atividades do Comitê de
Planejamento Logístico, porque a nossa área também deve fazer parte do
planejamento, ser encarada como ferramenta facilitadora de todo o processo de
produção", comentou Salicini.
De acordo com a diretoria da AMPRO, várias agências já
manifestaram o interesse em participar do grupo: Router, The Group, Ponto de
Criação, Aktuell, MD Log e b!ferraz, além das já mencionadas anteriormente. Os
profissionais interessados em acompanhar os encontros podem solicitar
participação no Comitê de Produtores por meio do e-mail: comunicacao@ampro.com.br ou do
telefone: (11) 3815-9998.
Sobre a AMPRO
A AMPRO - Associação de Marketing Promocional é a maior
entidade que representa o setor de Live Marketing em todo o país. Presidida por
Kito Mansano, com sede em São Paulo, possui mais de 350 empresas associadas,
com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste).
É a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de Live
Marketing de forma ampla e, para ganhar maior representatividade em prol das
necessidades do setor, iniciou, em 2013, processo de criação de um sindicato, o
SINDILIVE - Sindicato das Empresas de Live Marketing.
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