segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Produtores discutem qualificação da área

 
Encontro reuniu representantes de várias agências, como Rock, Banco de Eventos, Mood, The Group, Router, APPOE, iUhuu e Truckvan
O novo Comitê de Produção da AMPRO - Associação de Marketing Promocional teve seu primeiro encontro na sede da Entidade, em São Paulo. Liderado pelo diretor de produção da Rock Comunicação, André Fetchir, reuniu cerca de 10 representantes de agências com o propósito de consolidar um documento que pudesse reunir e propor soluções para os embates mais urgentes da categoria, entre eles a questão da qualificação, fortemente debatida no encontro.
"Em grande parte das vezes, a contratação do produtor não leva em conta apenas um currículo apresentado, mas especialmente uma indicação quente dentro da própria agência. E não é incomum percebermos que nem sempre a pessoa está devidamente qualificada para a atividade que vai desempenhar. O mercado também apresenta diversas formas de oficializar essa contratação, além de cachês com valores extremamente discrepantes. Precisamos criar um método de qualificação que possa ser reconhecido, para melhorarmos o mercado e valorizarmos devidamente a profissão", afirmou André Fetchir.
A ideia teve o apoio de Márcio Esber, do Banco de Eventos. "A produção ainda é uma das áreas entre as mais sem processos. A qualificação é importante para dar um norte", comentou. Na opinião de Higor Reis, da Mood, a falta de qualificação dos produtores pode ser culpa das próprias agências. "Quantas vezes treinamos as pessoas contratadas? O principal erro é nosso", enfatizou.
Para Kaco Lopes, da APPOE, antes da proposição de qualquer metodologia de qualificação, é importante criar métricas de avaliação. "O que falta, pra que a contratação aconteça, é um formulário de avaliação, que pode ser baseado em diversos cenários, macrovisões. Essa pode ser uma solução para o desafio das 'contratações pelo critério emocional'".
André Fetchir, enfatizou a falta de conhecimento do próprio mercado sobre as reais atividades dos profissionais de produção. "Nem nos cursos específicos há qualquer ênfase sobre o trabalho da produção, é a única área das agências que fica descoberta nos conteúdos". Diogo Rios, da iUhuu, considerou ainda a importância dessa informação para toda a cadeia. "O cliente também precisa saber o que é a produção pra valorizar os custos da minha planilha". Opinião compartilhada por Esber. "Podemos criar um documento que possa trafegar dentro das agências e ser estendido ao cliente", sugeriu.
De acordo com Kaco Lopes, a ausência de diretrizes básicas dentro de cada um dos segmentos da produção é o que impede de estabelecer critérios para contratar, pagar ou explicar a importância de determinadas atividades para o cliente. "Assim como na medicina, existem especializações dentro da produção e eventos, precisamos entender quais são as espinhas dorsais dentro de cada uma desses especializações pra definirmos um parâmetro", defendeu.
Na opinião de Lia Braga, da Truckvan, o processo de qualificação poderá reduzir também a base de risco, já que todo evento lida com muitas vidas. "Embora a verba seja do cliente, é a agência responsável pela entrega do evento e é diretamente responsabilizada na ocorrência de qualquer problema", lembrou ainda Marcio Esber.
Os participantes definiram a preparação de uma planilha inicial com propostas de descrições e nomenclaturas para cada atividade dentro da Produção, que será avaliada e validada no próximo encontro do Comitê, além da produção de um Guia de Segurança em Eventos. As reuniões do Comitê de Produção deverão ser mensais, presididas por André Fetchir, com Higor Reis como Diretor Adjunto.
O Comitê de Produção foi criado oficialmente durante o mês de outubro, depois que cerca de 60 representantes da área se reuniram na AMPRO com a proposta de discutirem desafios e necessidades comuns da categoria. Além das 10 agências representadas, a primeira reunião oficial do grupo contou ainda com a participação de Eduardo Salicini, do Grupo DGT, representando o Comitê de Planejamento Logístico da AMPRO."Entendemos que é importante que os integrantes do Comitê de Produção acompanhem também as atividades do Comitê de Planejamento Logístico, porque a nossa área também deve fazer parte do planejamento, ser encarada como ferramenta facilitadora de todo o processo de produção", comentou Salicini.
De acordo com a diretoria da AMPRO, várias agências já manifestaram o interesse em participar do grupo: Router, The Group, Ponto de Criação, Aktuell, MD Log e b!ferraz, além das já mencionadas anteriormente. Os profissionais interessados em acompanhar os encontros podem solicitar participação no Comitê de Produtores por meio do e-mail: comunicacao@ampro.com.br ou do telefone: (11) 3815-9998.
Sobre a AMPRO
A AMPRO - Associação de Marketing Promocional é a maior entidade que representa o setor de Live Marketing em todo o país. Presidida por Kito Mansano, com sede em São Paulo, possui mais de 350 empresas associadas, com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste). É a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de Live Marketing de forma ampla e, para ganhar maior representatividade em prol das necessidades do setor, iniciou, em 2013, processo de criação de um sindicato, o SINDILIVE - Sindicato das Empresas de Live Marketing. 

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