(*) por Ricardo Brener
Não há
marqueteiro que não saiba que o boca a boca é a forma mais eficaz de
comunicação. Isso é confirmado por uma pesquisa da Nielsen em que 92% dos
pesquisados considera confiável esta forma de comunicação. E sabe qual a
segunda da lista, com 70%? As opiniões
dos consumidores on-line. Será que essas opiniões são o boca a boca da
modernidade? Eu acredito que sim.
Sempre foi
difícil usar o boca a boca como estratégia de comunicação, em função de sua
baixa cobertura e prazo alongado para surtir efeito. Nos dias de hoje, no
entanto, o meio digital, mais precisamente, as redes sociais, estão eliminando este
problema. O que no futuro vai ser uma obrigação das marcas, hoje pode ser uma
oportunidade. Ouvir recomendações de quem já usou seu produto e gostou pode ser
muito mais eficiente do que outras formas de comunicação. Claro que a porta
estará aberta aos comentários negativos também, mas isso faz parte deste novo
mundo, e as críticas servem para melhorar o produto ou serviço. O consumidor
sabe valorizar a marca que se relaciona de maneira transparente e honesta.
Quem já
passou pela experiência de buscar informação de produto ou opinião de outros
consumidores na internet deve ter tido a mesma surpresa que eu. Como é incrível
a disponibilidade de algumas pessoas para relatar em detalhes suas experiências
e conhecimentos sobre os mais variados assuntos. No outro dia, entrei em um fórum
de eletrônicos e perguntei a diferença entre dois aparelhos de TV. Recebi uma
análise comparativa completa, com dados e opiniões que eu nunca conseguiria nos
sites das marcas. Quem são essas pessoas? O que elas fazem? Como têm tempo pra
isso? Enfim, existem pessoas que adoram se aprofundar em determinados assuntos
e demonstrar isso compartilhando com os outros.
Malcolm
Gladwell fala, em seu livro “The Tipping Point”, sobre os Market Mavens, que
são aquelas pessoas que sabem o preço de tudo, e adoram indicar bons negócios
aos demais. O varejo sabe que existem pessoas assim e por isso mesmo, quando
faz promoções, entende que não pode simplesmente colocar uma faixa de
LIQUIDAÇÃO na vitrine, sem alterar seus preços originais, na esperança de
vender aos desavisados. Certamente muitos comprariam, mas, nessa hora, os
Mavens colocam a boca no trombone. Sim, é isso mesmo. Há pessoas com estas
características que, mesmo involuntariamente, regulam o mercado.
A empresa
que confia na qualidade de seus produtos pode se valer de uma estratégia de
estímulo às opiniões on line. O velho e bom “boca a boca”, se bem administrado
e monitorado na internet, pode se transformar em uma potente ferramenta de
negócios.
(*) Ricardo Brener é sócio-diretor da Agita Brasil, especializada em
Marketing Promocional – www.agitabr.com.br
Sobre a
Agita Brasil
Há
seis anos no mercado, a Agita Brasil é especializada
em ações promocionais,
eventos e ativação de marcas e tem um portfólio de atendimento a grandes
empresas, como Mattel, Nextel, Johnson & Johnson, Bunge, Chocolates Garoto,
Grendene, Nestlé, Osram, Puma, entre outras. Com estrutura formada por mais de
40 profissionais a empresa já foi premiada por três anos no AMPRO
Globes Awards - a
versão brasileira da maior premiação mundial do marketing promocional e foi
vencedora de cinco prêmios no POPAI Brasil, o “Oscar” do merchandising no país.
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