Valores atualizados
contribuem para a formação dos fees das agências
A
Associação de Marketing Promocional (AMPRO) acaba de apresentar a nova tabela
referencial para a prestação de serviços de marketing promocional. Os valores
foram obtidos com base em análise de mercado junto a clientes e agências,
promovido pela atual diretoria da entidade. “A tabela de custos referencial de
2012 é uma das mais amplas e completas já apresentadas pela AMPRO. O mercado
promocional está em constante avanço, fato que exige que as agências entreguem
trabalhos cada vez mais eficientes. Para isso, precisam disponibilizar
estruturas maiores, mais qualificadas, envolvendo pesquisas, além de
profissionais mais preparados e criativos, com atuação em todas as disciplinas
para o sucesso dos projetos. Nesta nova tabela temos a inclusão de mais de 50
novos itens, com consulta fácil e ampla cobertura.”, afirma Kito Mansano,
presidente da associação.
Dentre
as novidades, o documento inclui item que apresenta a taxa de 15% referente a
honorários sobre os custos de serviços de terceiros/fornecedores executados sob
a supervisão da agência, constante nas normas publicadas pelo CENP – Conselho
Executivo de Normas-Padrão, apoiadas amplamente pela entidade.
De
acordo com a AMPRO, a remuneração do setor promocional difere da de propaganda e publicidade que,
normalmente, em função dos volumes na mídia, são remuneradas com base no
comissionamento sobre a veiculação.
No
caso do segmento promocional, a nova tabela traz valores referentes a todas as
possibilidades de prestação de serviços, já que existem diversas formas de
atuação das agências, de acordo com a maneira como são compostas as diferentes áreas
que determinam sua estrutura funcional – atendimento, diagnóstico/planejamento,
criação, compras, produção gráfica, operação/logística e mídia. “São mais de
150 itens sugeridos que vem da demanda de inúmeros clientes e trabalhos
realizados pelas agências.”, informa o VP de Desenvolvimento Setorial da AMPRO,
Odilon Machado.
As
informações da Tabela AMPRO devem ser utilizadas para a composição de “fees” a
partir do dimensionamento da dedicação de cada um dos profissionais envolvidos
no projeto, bem como o volume criativo, da área de produção e operacional.
Podem também ser utilizadas como referência para as atuações por job ou ainda por time sheet.
A Tabela Referencial AMPRO 2012 pode ser
visualizada por meio do portal da
associação e também no primeiro Anuário Brasileiro de Marketing Promocional,
lançado e editado pelo Promoview.
Sobre a AMPRO
A Associação de Marketing
Promocional é a maior entidade que representa o segmento em todo o país. Possui
18 anos de mercado e é responsável por reunir, defender, divulgar e desenvolver
todos os segmentos de marketing promocional brasileiros (agências, clientes,
veículos, fornecedores, professores e profissionais liberais).
Presidida por Kito Mansano
(gestão 2012/2013), com sede em São Paulo, a AMPRO soma cerca de 350 empresas
associadas, com representação em várias regiões por meio de Capítulos e
Diretorias Avançadas (Nordeste, Campinas, Ribeirão Preto, Paraná/Santa
Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Brasília). Atua
ainda com Comitês especializados para apoiar as empresas em assuntos relativos
ao seu funcionamento e à discussão de problemas específicos das diversas
disciplinas e/ ou ferramentas.
Outros detalhes: www.ampro.com.br