segunda-feira, 23 de abril de 2012

A “ADQUIRÊNCIA PROMOCIONAL” E O BENEFÍCIO PARA AS MARCAS



(*) por Gui Bamberg

O mercado brasileiro é dominado pelos terminais de POS – Point of Sale, as famosas “máquinas de cartão”. Desde os pequenos aos grandes comércios, é difícil entrarmos em algum estabelecimento que não tenha uma delas. E quem as opera são as chamadas Empresas de Adquirência, que capturam e processam todas as transações de crédito e de débito do País. A Cielo e a Redecard detém, juntas, mais de 90% do mercado.

E este segmento ainda tem muito a crescer na próxima e fértil década de desenvolvimento do Brasil. As classes C, D e E continuarão a ser inseridas, bancarizadas e municiadas do chamado “dinheiro de plástico”.


A tendência é de que cada vez menos o assustador percentual de brasileiros que ainda realizam suas transações comerciais em dinheiro vivo passe a fazê-las através de um método mais seguro, simples, prático e eficaz: o sistema de cartões.

Mas como transformar esse caminho sem volta em benefício para as marcas?

A Tecnologia Promocional, que consiste em transformar ferramentas como o POS em meios para viabilizar soluções promocionais instantâneas, já é uma realidade. Algumas gigantes do segmento automotivo, bancário e mobile, só para citar alguns setores, já estão se beneficiando da novidade. Atualmente, já existem recursos que usam um sistema de captura e credenciamento dos cartões de crédito e de débito e, dessa forma, criam campanhas diversas e bem sucedidas que proporcionam a participação direta do consumidor com premiações instantâneas. É o que chamamos de “Adquirência Promocional”.

E o desenvolvimento de mecânicas promocionais – sejam elas de Incentivo, Promoção, Sorteio, Relacionamento, Fidelidade, Self Liquidated e outros – cabe perfeitamente no mundo do POS. E com incontáveis vantagens:

1.      Impacto promocional
2.      Inovação de Formato
3.      Percepção de modernidade
4.      Sedução Promocional
5.      Gestão total e leitura on line de relatórios gerenciais
6.      Avaliação do ROI da ação

Outro benefício da Adquirência Promocional é que ela reflete na simplicidade da participação do consumidor final e do trade nas ações, aumentando a sua participação pelo fato de gerar uma premiação instantânea – o participante sabe na hora se ganhou e o quê ganhou – e o número para sorteio, de abolir filas, cupons, urnas, balcões e um sem número de opções analógicas, como guardar o código de barras, envio de SMS com código promocional, entre outros. Além de tornar as campanhas “limpas” e sustentáveis.

É considerada ainda de alto controle operacional, pois é capaz de gerar toda a integração de sistemas, gerir a captura das transações, emitir os nomes dos premiados instantaneamente, expedir relatórios on line, medir o sell out e o ROI da ação, assegurando redução significativa de investimento em custos operacionais.

Assim, empresas de Adquirência, Bancos e Bandeiras não precisam ser os únicos beneficiados com as soluções de premiação instantânea no POS. Ações que visam elevação do número de transações, de ticket médio e share podem beneficiar todos os segmentos de produto e de serviços, seja de alimentos à higiene, redes de varejo a eletroeletrônicos, ou seja, todas as que fazem uso desse poderoso e confiável instrumento que é o POS.

(*) Gui Bamberg é sócio-diretor da Bamberg Comunicação – www.bambergcomunicacao.com.br, especializada em Marketing Promocional, soluções via POS e outras tecnologias disponíveis.

Sobre a Bamberg Comunicação
Há quatro anos no mercado, a Bamberg Comunicação é especializada em Marketing Promocional. É pioneira no uso da Tecnologia Promocional, que possibilita a efetivação de ações inovadoras no mercado. Sua equipe, formada por 35 profissionais experientes e comandada pelos sócios Gui Bamberg e Luiz Vampre, possui como diferencial o know-how em criar ou transformar tecnologias existentes em soluções promocionais, seja com o uso de aplicativos, softwares ou adaptações mediante o objetivo traçado.
Com transparência e compromisso de entrega, a agência busca superar as expectativas das marcas por meio da oferta de experiências promocionais tão agradáveis quanto às de compra, ativando-as com ações limpas e instantâneas em promoções, incentivo e sorteios, e/ou gestão de inteligência de mercado. Desta forma, já realizou grandes projetos para marcas importantes como Ourocard, Brasilcap, Pirelli, LG, Castrol, GM, Peugeot, Visa, Mastecard, Diners e Cielo.

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