(*) por Gui Bamberg
O mercado brasileiro
é dominado pelos terminais de POS – Point of Sale, as famosas “máquinas de
cartão”. Desde os pequenos aos grandes comércios, é difícil entrarmos em algum
estabelecimento que não tenha uma delas. E quem as opera são as chamadas
Empresas de Adquirência, que capturam e processam todas as transações de
crédito e de débito do País. A Cielo e a Redecard detém, juntas, mais de 90% do
mercado.
E este segmento ainda
tem muito a crescer na próxima e fértil década de desenvolvimento do Brasil. As
classes C, D e E continuarão a ser inseridas, bancarizadas e municiadas do
chamado “dinheiro de plástico”.
A tendência é de que
cada vez menos o assustador percentual de brasileiros que ainda realizam suas
transações comerciais em dinheiro vivo passe a fazê-las através de um método
mais seguro, simples, prático e eficaz: o sistema de cartões.
Mas como transformar
esse caminho sem volta em benefício para as marcas?
A Tecnologia
Promocional, que consiste em transformar ferramentas como o POS em meios para
viabilizar soluções promocionais instantâneas, já é uma realidade. Algumas
gigantes do segmento automotivo, bancário e mobile,
só para citar alguns setores, já estão se beneficiando da novidade. Atualmente,
já existem recursos que usam um sistema de captura e credenciamento dos cartões
de crédito e de débito e, dessa forma, criam campanhas diversas e bem sucedidas
que proporcionam a participação direta do consumidor com premiações
instantâneas. É o que chamamos de “Adquirência Promocional”.
E o desenvolvimento
de mecânicas promocionais – sejam elas de Incentivo, Promoção, Sorteio,
Relacionamento, Fidelidade, Self
Liquidated e outros – cabe perfeitamente no mundo do POS. E com incontáveis
vantagens:
1. Impacto promocional
2. Inovação de Formato
3. Percepção de modernidade
4. Sedução Promocional
5. Gestão total e leitura on line de relatórios
gerenciais
6. Avaliação do ROI da ação
Outro benefício da
Adquirência Promocional é que ela reflete na simplicidade da participação do consumidor
final e do trade nas ações,
aumentando a sua participação pelo fato de gerar uma premiação instantânea – o
participante sabe na hora se ganhou e o quê ganhou – e o número para sorteio,
de abolir filas, cupons, urnas, balcões e um sem número de opções analógicas,
como guardar o código de barras, envio de SMS com código promocional, entre
outros. Além de tornar as campanhas “limpas” e sustentáveis.
É considerada ainda
de alto controle operacional, pois é capaz de gerar toda a integração de
sistemas, gerir a captura das transações, emitir os nomes dos premiados
instantaneamente, expedir relatórios on line, medir o sell out e o ROI da ação, assegurando redução significativa de
investimento em custos operacionais.
Assim, empresas de
Adquirência, Bancos e Bandeiras não precisam ser os únicos beneficiados com as
soluções de premiação instantânea no POS. Ações que visam elevação do número de
transações, de ticket médio e share
podem beneficiar todos os segmentos de produto e de serviços, seja de alimentos
à higiene, redes de varejo a eletroeletrônicos, ou seja, todas as que fazem uso
desse poderoso e confiável instrumento que é o POS.
(*) Gui Bamberg é sócio-diretor da Bamberg Comunicação – www.bambergcomunicacao.com.br, especializada em Marketing Promocional, soluções via POS e outras tecnologias disponíveis.
Sobre a Bamberg Comunicação
Há quatro anos no mercado, a
Bamberg Comunicação é especializada em Marketing Promocional. É pioneira no uso da Tecnologia Promocional, que possibilita a
efetivação de ações inovadoras no mercado. Sua equipe, formada por 35
profissionais experientes e comandada pelos sócios Gui Bamberg e Luiz Vampre,
possui como diferencial o know-how em criar ou transformar tecnologias
existentes em soluções promocionais, seja com o uso de aplicativos, softwares
ou adaptações mediante o objetivo traçado.
Com transparência e
compromisso de entrega, a agência busca superar as expectativas das marcas por
meio da oferta de experiências promocionais tão agradáveis quanto às de compra,
ativando-as com ações limpas e instantâneas em promoções, incentivo e sorteios,
e/ou gestão de inteligência de mercado. Desta forma, já realizou grandes
projetos para marcas importantes como Ourocard, Brasilcap, Pirelli, LG,
Castrol, GM, Peugeot, Visa, Mastecard, Diners e Cielo.
Outros detalhes: www.bambergcomunicacao.com.br
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