segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Kito Mansano assume AMPRO com novas ideias e muitas novidades


Kito Mansano, 48 anos, acumula mais de 20 na área de promoções. Começou organizando o Carnaval de São Paulo e em sua trajetória na área registrou passagens pela PPA, Sight, Banco de Eventos e Samba. Desde 2008 preside a Rock, agência de marketing integrado com uma estrutura de 60 funcionários, atendendo clientes com atuação nacional.
Em novembro de 2011, Kito foi eleito como o novo presidente da executiva nacional da Ampro – Associação de Marketing Promocional e pretende obter grandes realizações. por meio do planejamento e estruturação da entidade no biênio 2012-2013.
Confira a entrevista que Kito Mansano concedeu com exclusividade ao Promoview.

Promoview: O que te levou a tomar a iniciativa e presidir a Ampro?
Kito Mansano: Em certa ocasião, precisei de um apoio da Ampro e não obtive o retorno esperado. Senti que a estrutura ainda estava despreparada. Sou empresário e sei que posso ajudar a fazer uma associação que realmente tenha valor para o associado. Coloquei-me a disposição e fui apoiado por um grande número de associados que querem ver uma atuação mais forte da Ampro. Já iniciamos uma reestruturação e em breve o associado perceberá a mudança.
Promoview: Você tem mais de 20 anos de atividades com marketing promocional. À frente da Ampro, quais serão os maiores desafios da entidade para 2012?
Kito Mansano: Tenho mais de 20 anos como produtor, atendimento e empresário do mercado de marketing promocional, porém minha vivência com Associações ainda vai ser construída. Talvez este seja meu grande trunfo. Adoro a frase, “Não sabia que era impossível, foi lá e fez”.
Para 2012 traçamos uma meta de reorganização e ajustes na entidade. Primeiro trocamos parte da equipe interna com o claro objetivo de eliminar resistências. A infraestrutura de operação da Ampro ainda é precária e vamos modernizar. Fiquei surpreso quando vi que na área financeira ainda se trabalhava com uma máquina de escrever elétrica. Temos muito trabalho para colocar a casa do jeito ideal e então focarmos no que importa, o associado.
Em 2012 a Ampro se abrirá para o profissional liberal, estudantes e professores sem perder o foco em ampliar o número de agências associadas. Tenho certeza de que nossa força aparecerá quando o mercado de comunicação descobrir que o marketing promocional é maior que todas as outras disciplinas da comunicação juntas, e isso se comprova bastando ver o número de empregos que geramos.
Estamos trabalhando para retomar os trabalhos dos comitês de maneira mais intensa e produtiva. Estes comitês são fundamentais para discutir e solucionar problemas comuns aos associados – trabalho que pretendemos dar continuidade, porém com prazos para avanços.
Promoview: Você declarou que a atuação regional da Ampro será modificada. O que será feito neste setor?
Kito Mansano: A primeira decisão neste sentido foi encontrar um profissional que atue no mercado para exercer a função de Vice Presidente Regional. A Alexa Carvalho, proprietária da agência Etc&Tal, de Belo Horizonte, foi a pessoa que convidamos para atuar nesta função. Ela tem um bom trâmite entre as regionais e vive na pele os problemas do dia a dia das agências que estão fora do eixo Rio/São Paulo. Cabe a ela montar um projeto de fomento do mercado regional e estimular o crescimento.
Promoview: Quais fatores levam você a acreditar que as agências que trabalham exclusivamente no planejamento, criação e produção das ações de marketing promocional continuarão existindo e não serão absorvidas pela indústria da propaganda tradicional?
Kito Mansano: Muito interessante este tipo de pergunta, pois o que é propaganda tradicional? Acho que aqui existe um desvio de entendimento. A propaganda é uma atividade de inovação. O que é tradicional são os meios que a propaganda se vende. Televisão, Rádio, Jornal, Revista são os meios tradicionais, mas a propaganda é mais que isso. Ela tem o poder da reinvenção, veja os cases de sucesso na internet, que (ainda) não é um meio tradicional. A união das agências experts em online junto com o planejamento das agências de publicidade é que fazem o sucesso. O mesmo acontece com as agências de Marketing Promocional, quando consultadas pelas agências de publicidade geram cases de sucesso, com a vantagem do resultado ser percebido no caixa da empresa anunciante ou promotora, imediatamente. As empresas de comunicação já se alertaram para o fato de que o Marketing Promocional é fundamental no planejamento de qualquer produto ou serviço e se movimentaram para trazer estruturas especializadas para dentro de casa. Mas os anunciantes também perceberam a importância das agências especializadas em Marketing Promocional e começaram a adotar o formato de contas, gerando melhores resultados e ganhos financeiros nos investimentos para estes anunciantes ou promotores.
Enfim, o que as agências de Marketing Promocional fazem, nenhuma agência de publicidade fará.
Promoview: É notória a entrada de agências de publicidade concorrendo com agências especializadas em promo, não só em São Paulo, mas em todo o país, com grande vantagem para as primeiras que detém o principal contato com os clientes. Que conselho você, como presidente Ampro e diretor de agência especializada dá para estes empresários, em grande parte associados da entidade?
Kito Mansano: O conselho que dou não é para os empresários de agências de marketing promocional, mas sim para os clientes. Na hora que você quebra um braço, você não procura um dentista. Portanto, contrate agências especializadas em promo para desenvolver suas ações promo. A atuação das agências de marketing promocional passam por eventos e convenções, campanhas de incentivos, ativações, ações de trade, promoções, endomarketing, enfim. Tenha certeza que está falando com um profissional especialista no assunto e certifique-se de que esteja contratando um associado Ampro.
Promoview: A ação tributária que o escritório contratado pela Ampro ajuizou, tem dado poucos resultados e a reclamação dos associados é grande. O que será feito a respeito disso?
Kito Mansano: Esta pergunta me dá a oportunidade de convidar todos interessados no assunto a participarem de um encontro na sede da Ampro São Paulo, no dia 15 de fevereiro, às 17h, onde o Vice-Presidente financeiro da AMPRO, Ricardo Beato, junto com o escritório contratado, abordarão o assunto.
Como presidente da AMPRO e empresário do setor, estou bastante incomodado com a situação que se estende há algum tempo. Algumas conquistas foram apresentadas, porém com risco de serem cassadas. Assumimos a Diretoria Executiva Nacional em janeiro e imediatamente pedimos vistas ao processo.
Tenho a opinião de que nossa atividade deve ser equiparada com a da publicidade em termos de formato de recolhimento de encargos. É evidente que temos que pagar os impostos somente dos nossos serviços. A bitributação é inconstitucional, diminui investimentos, dificulta o crescimento e prejudica o anunciante, sem falar nos inúmeros empregos que deixam de existir.
Promoview: O Promoview se prepara para o lançamento do “Anuário de Marketing Promocional”. Qual a importância de publicações como essa para o setor de empresas que criam e produzem eventos e ações promocionais?
Kito Mansano: A Ampro apoia a iniciativa de ter um anuário dedicado ao nosso negócio, pois isso fomenta o mercado e valoriza o setor. Gostaria muito de ver todos os associados Ampro no anuário, dando a oportunidade das agências regionais de menor porte mostrarem seus trabalhos.
Promoview: Não existem fórmulas para garantir o sucesso de uma campanha/ação de marketing promocional. Mas quais são hoje os pontos cruciais para colocar em campo a melhor estratégia?
Kito Mansano: Trabalhar com profissionais competentes. Não existe outra maneira de tudo dar certo. Para obter sucesso nas suas ações, independente de qual seja, é preciso cercar-se de gente melhor que você. É por este motivo que insisto na qualificação profissional e é também por isso que a Ampro investirá em 2012 no jovem profissional. Serão estes jovens de hoje que estarão na produção e planejamento de ações para Copa do Mundo e Olimpíadas.
Fonte: Promoview

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